“AIESEC Leaders Week”

aiesec_campus_logo_isegA AIESEC Coimbra NEFE realiza a “AIESEC Leaders Week” com o intuito de que esta seja uma semana de incentivo ao desenvolvimento da comunidade universitária, dando a oportunidade aos estudantes de se munirem com ferramentas práticas que lhes poderão vir a ser úteis ao longo do seu percurso académico e profissional.

Através da participação em iniciativas direccionadas para assuntos interessantes e relevantes para a comunidade estudantil de Coimbra, os estudantes terão a oportunidade de usufruir, numa mesma semana, de actividades que contemplam temas tão diversos como liderança, gestão de carreiras, voluntariado jovem, gestão de equipas, empreendedorismo, internacionalização, soft skills, etc.

A semana será composta por quatro actividades distintas, sendo elas:

  • Sessão em jeito de tertúlia, sob o tema “Volunteer Abroad, Make Your Impact” – 1 de Março de 2010
  • Visita de estudo ao Instituto Pedro Nunes – Incubadora, sob o tema “Empreendedorismo Jovem” – 2 de Março de 2010
  • Dia de actividades apelidado de “Developing Leaders Day” – 3 de Março de 2010
  • Conferência com o tema “Gestão de Carreiras” – 4 de Março de 2010

 

Iniciativas:

 

“Volunteer Abroad, Make Your Impact”

Iniciativa a ocorrer no IPJ, em sessão nocturna, com o intuito de informar e sensibilizar os participantes para o tema do voluntariado jovem no estrangeiro e do impacto positivo que estes podem ter ao participarem numa actividade deste género.
Esta iniciativa contará com as presenças de jovens que já tiveram a oportunidade de integrar um projecto de voluntariado no estrangeiro, de Teresa Fallhauber (Atlas e Bussola), e possível presença do Dr. Fernando Nobre (AMI), fazendo assim desta iniciativa um momento de partilha de experiências e conhecimento.

Esta sessão contará também com a presença de organizações que elas próprias promovem experiências de voluntariado, e servirá para a AIESEC lançar o mote para o seu programa de experiências de voluntariado internacional de Verão, oportunidades para os estudantes de Coimbra ingressarem num projecto de voluntariado durante o Verão, com a duração de cerca de dois meses, em países como China, Moçambique, Turquia, Índia, Brasil, etc.

 

Study Tour ao Instituto Pedro Nunes – Incubadora

 A ideia desta visita de estudo surgiu de uma reunião tida com o IPN há vários meses, em que pareceu interessante a ambas as partes a realização de uma visita de estudo à incubadora do Instituto Pedro Nunes por parte dos estudantes da Universidade de Coimbra.

Com esta visita de estudo pretende-se apresentar aos estudantes alguns casos de sucesso de start-ups iniciadas na incubadora, permitir a estes estudantes conhecer as instalações de algumas destas empresas e suscitar neles um espírito empreendedor através de uma pequena partilha de experiências por parte de responsáveis de algumas dessas empresas.

Para esta iniciativa esperamos contar com um mínimo de 50 participantes, onde terão a oportunidade de conhecer de perto alguns destes casos de sucesso.

 

“Developing Leadership Day”

Iniciativa já realizada noutros pontos da Europa, mas totalmente inovadora em Coimbra, consistindo numa prova de gestão empresarial, com a duração de um dia, cujo principal objectivo é testar os conhecimentos técnicos dos estudantes participantes, bem como a sua criatividade e capacidade de resolução de problemas práticos.

Os estudantes irão gerir uma entidade, numa óptica totalmente empresarial, ao longo de seis horas. Para além do desenvolvimento do desafio geral, os participantes serão confrontados com provas lançadas pelos vários parceiros, com o objectivo de testarem soft skills como liderança, gestão de equipa, gestão de tempo e stress, comunicação, entre outras. O jogo terá uma forte componente prática e real, possibilitando o contacto directo dos participantes com as entidades que se encontram envolvidas e com todos os processos utilizados. O objectivo desta competição terá por base o fomentar do aparecimento de soluções criativas e alternativas e o melhoramento de competências e técnicas empresariais, bem como de características comportamentais dos participantes.

Pretende-se que o Developing Leaders Day se realize nas instalações da Faculdade de Economia da Universidade de Economia e conte com a participação de cerca de 100 estudantes, maioritariamente desta mesma faculdade, de diversos cursos e anos. Esta iniciativa contará ainda com a presença de diversas empresas parceiras e canais de comunicação “media”.

No painel seguinte é possível observar as entidades que se pretende ver envolvidas no evento:

Assim, através deste evento aproxima-se o mundo empresarial do mundo académico, proporcionando aos estudantes a experiência de contacto empresarial, onde terão a oportunidade de mostrar o seu potencial a empresas de relevo a nível nacional.

A cobertura media através de diversos canais de comunicação, potenciará o efeito dinamizador do evento e amplificará os seus resultados.

 

Agenda exemplificativa do Developing Leaders Day:10:00h Recepção e credenciação dos concorrentes
10:30h Abertura Oficial
11:00h Prova da Caixa Geral de Depositos
11:45h Prova da International House
12:30h Almoço
14:00h Reabertura – Prova da PTinovação
14:45h Prova da IBM
15:30h Prova da AIESEC
17:00h Encerramento Oficial
Artigos relacionados
Comentários