Accionista da COSEC em joint-venture com empresa chinesa

A Euler Hermes, empresa dedicada ao seguro de créditos e accionista da COSEC, assinou uma parceria com a China Pacific Property Insurance Company (CPPIC) tendo em vista a criação de uma joint-venture. Segundo informa em comunicado, a nova empresa actuará no mercado do seguro de créditos daquela que é considerada «a segunda maior potência económica mundial e o maior exportador do mundo desde 2001.»

Miguel Gomes da Costa, presidente do Conselho de Administração da COSEC, revela que para Portugal a parceria com a CPPIC significa a disponibilização de informação privilegiada aos clientes, no que respeita à análise de risco das empresas com sede na China. Representa ainda um reforço da capacidade de recuperação dos créditos neste mercado, de acordo com o mesmo responsável.

«Numa altura que se regista uma ligeira quebra nas exportações para a China, estamos confiantes de que dispomos de ferramentas para ajudar as empresas portuguesas a fazer frente aos riscos de crédito nesta importante economia mundial», conclui.

Apoio internacional

Dados da Euler Hermes apontam para a eliminação de cerca de 300 mil empresas em todo o mundo, com especial relevância na Ásia do Pacífico e China, onde as estimativas indicam um aumento de 20% das insolvências. A empresa de seguro de créditos revela também que o atraso nos pagamentos está a crescer, sendo que no ano passado as empresas chinesas esperaram uma média de 88 dias pelo pagamento de uma factura – mais 11 dias do que em 2012.

Face a este cenário, Miguel Gomes da Costa acrescenta que o «reforço da capacidade de actuação da COSEC neste mercado é particularmente importante para apoiar as empresas exportadoras nacionais a seleccionar as empresas certas para fazer negócio, reduzindo os riscos e maximizando as oportunidades, para que possam crescer com segurança no mercado chinês».

Artigos relacionados
Comentários