Desempenho da Nos impulsiona Sonae
O desempenho positivo do negócio de retalho impulsionou o crescimento, ainda que ligeiro, do volume de negócios da Sonae que atingiu os 5 mil milhões de euros, mais 0,8% face a 2014. Já o resultado líquido total teve uma subida mais acentuada de 21,5%, passando de 146 milhões de euros em 2014 para 177 milhões de euros no último ano.
Segundo a Sonae, em comunicado, o resultado líquido atribuível a accionistas totalizou 175 milhões de euros, mais 21,9%, o que «traduz a manutenção do forte desempenho operacional da Nos e a qualidade dos activos da Sonae Sierra e da Sonae RP, bem como o esforço do retalho para oferecer a melhor proposta de valor e a aposta dos diversos negócios na sua crescente internacionalização».
Em 2015, a Sonae investiu 300 milhões de euros, sendo que grande parte do investimento teve como destino precisamente a internacionalização das suas marcas através do crescimento orgânico mas também de aquisições. Destaque para a compra da Ulabox (e-commerce), Makenotes (papelaria), Elergone (serviços energéticos) e Losan (retalho de moda). No final do último ano, o grupo estava presente em 72 países.