Gigantes da Bolsa planeiam fusão
Duas das principais bolsas de valores europeias estão a negociar uma possível fusão, tendo em vista a criação de um novo gigante nesta área. A nova empresa a nascer da London Stock Exchange (LSE) e da Deutsche Börse terá sede em Londres e um valor combinado de 21 mil milhões de libras (26,7 mil milhões de euros), segundo dados reportados pelo Financial Times.
Já o cargo de CEO deverá ser ocupado por Carsten Kengeter, que actualmente desempenha as mesmas funções na Deutsche Börse. Donald Brydon, chairman da LSE, será chairman do novo negócio e Joachim Faber, chairman da administração da Deutsche Börse, será deputy chairman. De saída estará Xavier Rolet, actual CEO da LSE, caso a fusão avance.
O principal entrave ao negócio é a possibilidade de uma outra oferta de aquisição relativamente à LSE, já que a norte-americana Intercontinental Exchange anunciou, no início do mês, a sua intenção apresentar uma proposta. A responsável pela bolsa de Nova Iorque tem até ao próximo dia 29 para decidir se segue em frente ou não.
A fusão em cima da mesa foi delineada de acordo com a premissa de que o estado actual das estruturas políticas e regulatórias se mantém. Caso o referendo marcado no Reino Unido para decidir se o país permanece ou não na União Europeia acabe por dar vitória ao “não”, o negócio talvez sofra alterações.