Efeitos cambiais impulsionam lucro da Corticeira Amorim
O resultado líquido da Corticeira Amorim subiu 53,9% no último ano face a 2014, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 50 milhões de euros, a beneficiar de efeitos cambiais. O lucro registado alcançou os 55 milhões de euros, de acordo com o comunicado enviado à CMVM. As vendas também cresceram 7,9% para 604 milhões de euros, sendo que foram especialmente impulsionadas pelas unidades de rolhas e aglomerados compósitos.
O EBITDA, em 2015, foi de 100,7 milhões de euros, mais 16,1% do que no exercício do ano anterior. A Corticeira Amorim afirma que este é o valor mais alto de sempre registado neste indicador, representando 16,7% das vendas. Percentagem que compara com os 15,5% registados em 2014.
Para o «bom comportamento destes indicadores», diz a empresa, «contribuiu a valorização do USD que, em conjunto com a dinâmica do mercado norte-americano, se revelou de grande importância para o exercício da Corticeira Amorim». Os Estados Unidos da América consolidam, assim, a sua posição de principal mercado.