Refinarias de petróleo japonesas anunciam fusão

As refinarias japonesas JX Holdings Inc. e TonenGEneral Sekiyu K.K. tencionam fundir-se até Abril de 2017 para combater a queda da procura de petróleo. As empresas pretendem realizar o negócio através de uma troca de acções e uma empresa única que tenha sob o seu controlo mais de metade do mercado de gasolina no país, de acordo com a Bloomberg.

A nova empresa deverá resultar numa poupança anual de 100 mil milhões de yen (767 milhões de euros), logo nos primeiros cinco anos. O anúncio de fusão chega depois de outras duas refinarias terem acordado fazer o mesmo, no último mês. A Idemitsu Kosan Co. e a Showa Shell Sekiyu K.K. controlam, agora, cerca de um terço do mercado de gasolina do Japão.

Segundo a Bloomberg, o governo japonês tem incentivado as refinarias de petróleo a cortarem na sua capacidade de produção tendo em conta a queda da procura de petróleo. A justificação para esta quebra deverá residir na diminuição da população e na opção por automóveis movidos através de energias alternativas.

Artigos relacionados
Comentários