Resultado Líquido da Portucel sobe 6,6%

Durante os primeiros nove meses do ano, a Portucel registou um resultado líquido de 141,9 milhões de euros, o que representa um crescimento de 6,6% face ao mesmo período de 2014. O volume de negócios encontrou o mesmo cenário de crescimento, tendo aumentado 5,8% para 1,2 mil milhões de euros. Segundo a empresa de papel, em comunicado enviado à CMVM, a subida «resulta essencialmente da evolução favorável dos preços de pasta e de papel e na inclusão do negócio de tissue no universo de consolidação do grupo». No início de Outubro, a Portucel anunciou um investimento de 120 milhões de euros na fábrica de Cacia tendo em vista o reforço do mercado de tissue.

O peso do papel no volume de negócios foi de 74%, o de pasta 8% e o de tissue 3%. Já o gás representou 13% do total, sendo que, segundo a Portucel, «a produção e venda de energia foram afectadas pela paragem de manutenção e por uma prolongada revisão de um dos turbogeradores da fábrica de Cacia». De Janeiro a Setembro deste ano, a empresa registou um EBITDA de 294 milhões de euros, mais 23,2% relativamente ao período homólogo do ano anterior.

Quanto ao plano de desenvolvimento estratégico, a Portucel informa que concluiu três etapas durante os primeiros nove meses de 2015. A empresa arrancou com a nova actividade de pasta, o que permitirá um aumento de produção anual de 20%, concluiu a segunda máquina de produção de tissue em Vila Velha de Ródão e inaugurou o Viveiro de Luá, na Zambézia, com capacidade para produzir seis milhões de plantas clonais anualmente.

Artigos relacionados
Comentários