Repsol pretende vender 6 mil milhões de euros em activos

A Repsol anunciou um plano de cinco anos que tem como objectivo recuperar a empresa de possíveis consequências da acumulação de dívida e ainda proteger os dividendos dos investidores após a queda do preço de petróleo. Durante este período, e energética espanhola prevê vender activos no valor de 6 mil milhões de euros e cortar na despesa.

Os activos a alienar dizem respeito a todas as áreas de negócio da Repsol, desde a exploração à produção, refinação e restantes operações. Este valor considera a venda da unidade de gás por mais de 600 milhões de euros, anunciada recentemente. Quanto ao corte na despesa, a intenção é reduzir dos cerca de 5,9 mil milhões de euros gastos em 2014 para aproximadamente 3,6 mil milhões de euros em 2020.

O mesmo plano de reestruturação inclui ainda o corte de 6% do quadro laboral da Repsol durante os próximos três anos, segundo declarações reportadas pelo Financial Times. Para Josu Jon Imaz, director da Repsol, o plano apresentado constitui uma visão clara e mostra a solidez e resiliência que caracterizam a energética.

Artigos relacionados
Comentários