Dell adquire EMC por 59 mil milhões de euros
A fabricante de computadores norte-americana Dell anunciou formalmente que aceitou adquirir a EMC, especializada em soluções de armazenamento. O negócio, que ascende a 67 mil milhões de dólares (59 mil milhões de euros), é já considerado, pelo Financial Times, a maior transacção na história da tecnologia.
A estrutura acordada impõe que os accionistas da também norte-americana EMC recebam cerca de 29 euros por acção, o que inclui aproximadamente 21,2 euros em dinheiro mais novas acções ligadas ao valor da VMware, subsidiária da EMC. O acordo dita também que a EMC tem agora 60 dias para procurar uma oferta melhor, de acordo com fontes reportadas pela mesma publicação, sendo que ainda não existe nenhuma proposta. Ainda assim, os nomes apontados para possíveis parcerias alternativas são a Microsoft e a Cisco.
Assim sendo, caso a aquisição da EMC por parte da Dell prossiga, a transacção será financiada por uma combinação de contribuições de Michael Dell, fundador da Dell, da MSD Partners, a firma de investimento que controla, da Silver Lake, firma de private equity, e da Temasek, empresa de investimento estatal de Singapura. O financiamento será completado com 35,2 mil milhões de euros de dívida providenciada por um consórcio de bancos.