Deutsche Bank prevê prejuízo recorde no trimestre

O Deutsche Bank antecipa um prejuízo de 6,2 mil milhões de euros para o terceiro trimestre do ano, resultado da consecutiva depreciação de activos do banco e da criação de provisões para cobrir custos legais de processos em que está envolvido. Os resultados reais só serão conhecidos a 29 de Outubro, mas o banco alemão anunciou em comunicado reportado pelo The Wall Street Journal que a previsão aponta para um prejuízo recorde.

O Deutsche Bank explica ainda que as depreciações de algumas das suas unidades bancárias estão relacionadas com a rigidez das entidades reguladoras que afectam, principalmente, os negócios de investimento que o banco detém. Quanto às provisões necessárias para despesas legais, o Deutsche Bank dá o exemplo das acusações referentes ao Postbank e avança que tem 1,2 mil milhões de euros disponíveis para este tipo de situações.

As consequências pesarão tanto nos accionistas como nos trabalhadores. A direcção do banco recomenda a redução ou até mesmo eliminação dos dividendos relativos a 2015, sendo que, nos últimos seis anos, a prática comum tem sido de 0,75 cêntimos por acção. Na noite de quarta-feira, foi também publicada uma nota no site do Deutsche Bank dirigida aos seus funcionários. Nela, o banco explica que as compensações de 2015 também serão afectadas, já que o fardo deve ser carregado pelas duas partes.

Artigos relacionados
Comentários