Vendas de automóveis na China mantêm queda

A venda de automóveis de passageiros na China caiu pelo terceiro mês consecutivo, tendo registado uma quebra de 3,4% em Agosto, de 6,6% em Julho e de 3,4% em Junho. Ao todo, durante o último mês, o número de veículos vendidos deste segmento foi de 1,43 milhões. Relativamente à combinação de veículos de passageiros e comerciais, o cenário mantém-se de queda com as vendas a descerem 3% em Agosto, chegando aos 1,66 milhões de automóveis.

De acordo com o The Wall Street Journal, o mercado automóvel da China é o maior do mundo mas tem sofrido com o abrandamento da economia e com a corrupção governativa, para além de que cada vez mais cidades chinesas estão a reduzir a circulação automóvel, tendo em vista a diminuição da poluição e do trânsito.

Uma das principais consequências da quebra das vendas é o aumento dos stocks. A título de exemplo, a Saic General Motors, joint-venture da General Motors com a chinesa Saic Motor, produziu menos 21% durante o mês de Agosto deste ano, em comparação com o período homólogo de 2014, para tentar equilibrar as contas. O mesmo aconteceu com a Saic Volkswagen, joint-venture entre a Volkswagen e a Saic Motor, que reduziu a construção de novos carros em 24%.

Artigos relacionados
Comentários