OPEP prevê procura superior à oferta em 2016
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) prevê que a procura por petróleo volte a ser superior à oferta, em 2016, devolvendo o estado de equilíbrio ao mercado. O relatório mensal da organização, divulgado hoje, revela que o aumento da procura acontecerá a nível global e que a OPEP irá beneficiar da diminuição da oferta de países concorrentes como os Estados Unidos da América.
A procura pela matéria-prima produzida pelos membros da OPEP – onde se inclui Arábia Saudita, Angola, Venezuela, Indonésia, entre outros – em 2016 deverá aumentar em 900 mil barris por dia, tendo em conta os dados de 2015, chegando aos 30,1 milhões de barris por dia. “Isto implicaria uma melhoria no sentido de um mercado mais equilibrado. Um momento melhor do que o esperado na economia global, especialmente nos mercados emergentes, poderá contribuir ainda mais para o crescimento da procura por petróleo no próximo ano”, afirma a OPEP no relatório.
A organização sentiu necessidade também de ajustar as previsões ainda para este ano, tendo em conta os sinais positivos dados pela economia internacional. A procura por petróleo produzido pela OPEP é, agora, estimada em 29,2 milhões de barris por dia, mais 200 mil barris por dia do que no último ano.