Venda de bebidas não alcoólicas subiu 0,6% em 2014

As bebidas não alcoólicas registaram uma subida ligeira das vendas, em 2014, face ao ano anterior, em Portugal. De acordo com o estudo publicado pela Informa D&B, a venda deste tipo de bebidas aumentou 0,6%, situação interpretada como retoma moderada, depois de três anos consecutivos de quebra.

Deste modo, o mercado das bebidas não alcoólicas ficou avaliado em 820 milhões de euros, no último ano.

Quanto ao volume total de consumo, o estudo indica também uma subida, neste caso de 2%, relativamente a 2013. Ao todo, foram consumidos 2.010 milhões de litros, sendo que a água engarrafada representa a maior fatia com 1.155 milhões de litros vendidos, cerca de 58% do total.

As bebidas refrigerantes ficam em segundo lugar com 750 milhões de litros consumidos, seguidas pelos sumos de frutas com um volume de vendas na ordem dos 100 milhões de litros.

O mercado das bebidas não alcoólicas, em Portugal, consiste em 58 empresas e 90% do volume de emprego encontra-se em apenas dez delas, o que supõe uma concentração da actividade.

Relativamente à exportação, o negócio das bebidas não alcoólicas tem vindo a apresentar um crescimento considerado notável pelo estudo da Informa D&B. Em 2014, as vendas no exterior chegaram aos 200 milhões de euros, em comparação com os 118 milhões de euros registados em 2010.

Espanha foi o principal destino destas exportações,com 40% do total, seguida por Angola que garantiu aproximadamente 30%.

Artigos relacionados
Comentários