EDP Renováveis e Shell vão construir parque eólico nos EUA

A EDP Renováveis e a Shell ofereceram 135 milhões de dólares (119 milhões de euros) e venceram o leilão para desenvolver um parque eólico offshore nos Estados Unidos da América (EUA). Como resultado, foi criada uma nova empresa, a Mayflower Wind Energy LLC, para a exploração do projecto.

O parque será construído no estado de Massachusetts, na Plataforma Continental Exterior e, quando estiver terminado, terá capacidade para acomodar até 1,6 GW. Este volume é suficiente para abastecer anualmente com energia limpa mais de 680 mil casas.

«A entrada da Mayflower no mercado norte-americano de energia eólica offshore é muito estimulante e vai permitir aproveitar os anos de experiência combinada da Shell e da EDP Renováveis nesta área», comenta John Hartnett, director da Mayflower, detida em partes iguais pelas duas companhias.

O novo parque eólico poderá estar em operação em 2020, segundo avança a EDP em comunicado, indicando que o consórcio lhe permitirá “alargar as suas opções de crescimento no promissor mercado de parque eólicos no mar”.

Artigos relacionados
Comentários