Empresa portuguesa cria fibras sustentáveis
A Inovafil desenvolveu dois novos tipos de fibra que se destacam pelo seu carácter sustentável. A empresa portuguesa, sediada em Vila Nova de Famalicão, está a apostar em soluções ecológicas e inovadoras para se distinguir no mercado, respondendo, em simultâneo, à procura por matérias-primas biológicas e produtos reciclados.
Um dos fios desenvolvidos tem por base pelo de iaque, um animal bovídeo proveniente da região dos Himalaias. De acordo com Rui Martins, administrador da Inovafil, esta fibra apresenta uma suavidade semelhante à caxemira, sendo complementada por propriedades de respirabilidade e resistência a odores por ser antibacteriana e natural.
Outro dos fios assinados pela empresa, em colaboração com a Lurdes Sampaio, corresponde a uma fibra de poliácido lático (PLA). É biodegradável, de produção sustentável e renovável, uma vez que o milho é sua base. «Requer menos energia e emite menos dióxido de carbono para a atmosfera que outros polímeros», garante o mesmo responsável, indicando ainda que se decompõe em meses ao contrário dos outros plásticos, que podem demorar anos.