Cabo submarino óptico vai ligar Brasil e Portugal
A ligação de Internet entre o continente europeu e a América Latina está prestes a atingir novas velocidades. Foi assinado o contrato de direito de utilização irrevogável (IRU) que permite a entrada em funcionamento de um novo cabo submarino óptico entre o Brasil e Portugal.
Designado EllaLink, o projecto tem como objectivo reforçar a ligação de internet e o tráfego de dados entre os dois lados do oceano no âmbito do BELLA – Building European Link to Latin America. A implementação está a ser levada a cabo por um consórcio do qual faz parte a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua Unidade de Computação Científica Nacional.
De acordo com a fundação portuguesa, o cabo tem perto de 10 mil quilómetros de extensão e permitirá atingir uma velocidade de transmissão de dados de 100Gbs/segundo. Actualmente, não vai lém dos 10Gbs/segundo.
O EllaLink deverá estar operacional até ao final de 2020, contribuindo para a melhoria na partilha translântica de conhecimento entre investigadores, por exemplo. Astronomia, física de partículas e observação da Terra deverão ser algumas das áreas beneficiadas.