Governo pode poupar 400 milhões por ano com a digitalização

A digitalização dos serviços disponibilizados pelo Estado português pode resultar numa poupança de até 400 milhões de euros por ano, segundo aponta o estudo “Digital by Default: Impacto Económico e Factores de Sucesso”. Elaborado pela Porto Business School e pelo MUDA, o estudo alerta para o potencial da transformação digital num cenário mais alargado, uma vez que a estimativa apresentada diz respeito apenas a estruturas governamentais.

“Portugal tem potenciais poupanças esperadas de até 400 milhões de euros por ano, apenas do lado do Governo, sendo expectável um impacto muito mais significativo, quando incluídos também cidadãos e empresas”, indica o MUDA, em comunicado.

Iniciativas como Empresa na Hora, Marca na Hora e Registo Comercial Online permitiram, até Julho de 2009, gerar poupanças de cerca de 54,6 milhões de euros e reduzir em 36 minutos o tempo médio necessário para criar uma nova empresa.

Considerando toda a União Europeia, uma estratégia assente na digitalização poderia gerar um impacto líquido total entre os 6,5 e os 10 mil milhões de euros por ano. A nível mundial, este número sobe para um milhão de milhão de dólares (854 mil milhões de euros).

Artigos relacionados
Comentários