Vendas da Jerónimo Martins saltam 14,2%
O Grupo Jerónimo Martins começa 2018 com um aumento de 14,2% nas vendas, face ao período homólogo do ano anterior. As vendas ascenderam aos 4,2 mil milhões de euros, contabilizando as várias insígnias (todas elas registaram desempenhos positivos).
O EBITDA também subiu 12,2% para 215 milhões de euros, bem como o lucro: mais 9,1%, chegando aos 85 milhões de euros. Em comunicado, o grupo português justifica os resultados com o foco nas vendas e efeito favorável da Páscoa.
Destaque ainda para o investimento de 141 milhões de euros, entre Janeiro e Março. Deste total, 56% teve como destino a Biedronka, cadeia de supermercados na Polónia. Esta apresentou um crescimento de 15,6% nas vendas, passando a ser responsável por 69,6% do total de vendas do grupo.
Pedro Soares dos Santos, presidente e administrador-delegado, mostra-se satisfeito com o resultado do primeiro trimestre, mas sabe que há desafios pela frente: em primeiro lugar, as mudanças decorrentes da regulamentação relativa ao encerramento de lojas aos domingos na Polónia; em segundo lugar, a consolidação do ritmo de expansão na Colômbia.
No que diz respeito ao Pingo Doce, o primeiro trimestre foi sinónimo de uma subida de 7,1% nas vendas. A marca tem um peso de 21% nas vendas do grupo.