VI Barómetro Executive Digest – Arlindo Oliveira
O desempenho da economia portuguesa foi dos tópicos que maior atenção mereceu por parte dos participantes no VI Barómetro Executive Digest. Conheça os resultados e acompanhe alguns dos comentários do painel.
Por Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico
Na questão de quais áreas deverão ser o foco da promoção externa, a educação aparece como um distante quarto lugar. É pena, porque a qualidade do sistema de ensino superior português é excelente, e a educação, especialmente a de nível superior, é um bem de grande valor acrescentado que muito poderia contribuir para o crescimento da economia. Acresce que a capacidade instalada no sistema de ensino superior permitiria integrar um grande número de alunos internacionais sem custos adicionais, gerando divisas significativas e contribuindo para a internacionalização das nossas empresas.
Já a pergunta referente ao maior influenciador da sociedade portuguesa gerou um conjunto de respostas que é, no mínimo, intrigante. A opinião manifestada, que o Presidente da República tem uma capacidade de influenciar semelhante aos dos media, e muito maior que a das redes sociais, resultará seguramente da capacidade única do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa como comunicador e como político. Que a oposição não apareça sequer no radar, nesta pergunta, é preocupante e sinal de uma falha séria dos partidos da oposição, que se têm mostrado completamente sem rumo e sem estratégia, uma situação que é grave para qualquer democracia.