Já abriu a primeira fábrica de telemóveis em Portugal
É na Zona Industrial do Monte da Barca, em Coruche, que fica a primeira fábrica portuguesa de telemóveis – também a primeira da Península Ibérica. A Iki Mobile inaugurou, ontem, o espaço que resulta de um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, provenientes de capitais próprios.
Numa primeira fase, a nova fábrica permitirá a criação de 36 postos de trabalho, sendo que está previsto aumentar este número para 100 postos directos e 300 indirectos. Prevista está também a ampliação da área e capacidade de produção, que deverá chegar aos 100 mil telemóveis por mês.
De acordo com a Iki Mobile, o posterior crescimento permitirá ter a autonomia necessária par “crescer sem depender de outrem e, desta forma, descentralizar a produção nos países asiáticos”. A fábrica de Coruche poderá também produzir telemóveis ODM-OEM, ou seja, equipamentos fabricados para outros operadores.
Actualmente, a Iki Mobile exporta 95% dos seus telemóveis, sendo que vendeu um total de aproximadamente 400 mil dispositivos no ano passado. A marca ambiciona ser a melhor da Europa a partir de Portugal, apresentando um modelo fabricado a partir de um material tipicamente português, a cortiça.
Tito Cardoso, administrador da Iki Mobile, considera que a inauguração da fábrica «marca uma nova era para o desenvolvimento da tecnologia em Portugal e na Europa». Em comunicado, refere que Portugal está a «crescer bastante em diversas áreas, mas não no sector tecnológico» e que a Iki Mobile poderá ajudar neste sentido.
«O País, devido ao seu notório desenvolvimento económico pós-crise, deu-nos condições de produção no nosso território, o que nos dá bastantes vantagens que vão desde a localização à confiança do consumidor num produto europeu. Ambicionamos ser a marca europeia de telemóveis», conclui.