Compras online em Portugal ascendem a 4,6 mil milhões
No ano passado, o valor inerente ao comércio electrónico realizado por portugueses atingiu os 4,6 mil milhões de euros. Dados da Associação da Economia Digital (ACEPI) apontam para um crescimento deste tipo de aquisições em Portugal: 73% dos portugueses utiliza a internet e 36% compra online.
Em 2009, apenas 48% dos portugueses acedia à internet e 13% comprava online. Em 2025, espera-se que 91% utilize a internet e que 59% recorra ao comércio electrónico. Nessa altura, o valor gasto deverá passar para os 8,9 mil milhões de euros.
Do lado das empresas e do Estado, o volume de negócios online ascendeu a 70 mil milhões de euros, em 2017. Em 2009, de acordo com o estudo realizado pela ACEPI em colaboração com a IDC, não ultrapassava os 24 mil milhões de euros. Em 2025, deverá chegar aos 132 mil milhões de euros.
Relativamente à origem dos sites em que os portugueses fazem compras, metade corresponde a mercados para além das fronteiras nacionais. “Estes resultados revelam que ainda existe muito espaço para as empresas portuguesas aumentarem a sua presença na internet e a sua pegada no comércio electrónico”, refere o mesmo estudo.
Para este ano, a ACEPI prevê oito grandes tendências: nativos digitais, experiência optichannel, análise preditiva, IoT, inteligência artificial, realidade virtual, big data e blockchain.