EDP assina com a General Electric

A General Electic (GE) vai ajudar a EDP na digitalização da operação e manutenção de activos de produção de energia, nomeadamente de base hídrica, gás natural e carvão. O contrato assinado entre as duas empresas diz respeito à Península Ibérica e tem a duração de cinco anos.

A optimização da gestão terá como ponto de partida uma plataforma que permite acompanhar o desempenho dos equipamentos e prever potenciais eventos que possam colocar em causa o normal funcionamento das centrais. O contrato prevê, ainda, a utilização e co-desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial no sentido de avaliar em tempo real todas as variáveis envolvidas na produção de energia. A EDP avança que já está em curso a primeira fase deste projecto.

A EDP indica também que o contrato com a GE implica a criação de um novo centro de monitorização e diagnóstico em Portugal, dirigido a todas as centrais. Está actualmente em processo de criação.

Rui Teixeira, administrador da EDP, sublinha como «a tecnologia é central no futuro das empresas e está a transformar o sector da energia», sendo este o cenário em que a parceria com a GE surge.

Artigos relacionados
Comentários