Crescimento do sector automóvel abranda em Portugal
Este ano, o mercado automóvel nacional de veículos particulares novos deverá crescer 3,1%. Porém, apesar de se tratar de uma subida em relação a 2017, esta previsão do Observador Cetelem representa um abrandamento.
A verificar-se o crescimento de 3,1%, tratar-se-á de uma quebra de quase cinco pontos face à evolução registada entre 2016 e 2017 (8%). Contudo, o mesmo relatório indica que Portugal será um dos países onde o sector mais evoluirá, na União Europeia. As estimativas de crescimento médio para a comunidade são, aliás, de apenas 0,3%.
Portugal deverá ser ultrapassado apenas por Itália (+4%) e França (+3,8%). Bem atrás do mercado português estarão a Holanda e o Reino Unido, com quebras previstas de 5,7 e 4,9%, respectivamente.
«O sector automóvel nacional parece estar em comunhão com a economia do nosso País, dado que, depois do forte e surpreendente crescimento de 2017, para este ano as estimativas apontam para sinais de um crescimento alinhado com o da economia», comenta Pedro Ferreira, director Automóvel do Cetelem.