62% dos CFOs em Portugal estão optimistas

O clima é de optimismo no panorama empresarial português, já que 62% dos CFOs se mostra optimista em relação às perspectivas financeiras das suas companhias para o próximo ano (versus 29% em 2016). De acordo com o “European CFO Survey” da Deloitte, a maioria dos inquiridos espera um aumento das receitas, investimento e número de colaboradores.

Além disso, 95% prevê uma melhoria da economia portuguesa, em 2018. «Os líderes portugueses e europeus, em geral, estão mais ootimistas do que há seis meses», sublinha Nelson Fontainhas, partner da Deloitte. A evolução em Portugal é especialmente digna de nota: as perspectivas positivas dos CFOs em relação à economia nacional passaram de 3% dos inquiridos, no terceiro trimestre de 2016, para 95%, no período homólogo deste ano.

Contudo, apesar de se verificar um ambiente positivo, o nível de incerteza financeira e económicas externa mantém-se elevado. Nelson Fontainhas refere que os sinais positivos não implicam que os CFOs estejam predispostos a arriscar. «Ainda assim, há uma tendência crescente das organizações por estratégias mais expansionistas e menos defensivas», remata o mesmo responsável.

A nível europeu, o optimismo regista-se junto de 43% dos inquiridos, numa subida em relação aos 38% do primeiro trimestre de 2017.

O mesmo estudo indica que a expectativa de crescimento das taxas de juro apresenta um impacto reduzido nas estratégias de negócio dos CFOs.

Artigos relacionados
Comentários