Portuguesa Aptoide lança moeda digital
A Aptoide, loja portuguesa de aplicações para sistemas operativos Android, desenvolveu uma moeda digital. As AppCoins são descritas como as primeiras moedas virtuais para lojas de aplicações móveis.
Em comunicado, a Aptoide indica que se trata de um protocolo assente na tecnologia blockchain, aberto a qualquer app store. Para já, está apenas disponível na sua própria loja mas qualquer uma poderá adoptar a moeda, independentemente do sistema operativo.
Para financiar o projecto, a startup prevê lançar uma oferta inicial de moedas, operação conhecida como ICO. A pré-venda, que decorrerá entre os dias 6 e 9 de Novembro, poderá gerar até 28 milhões de dólares (24,1 milhões de euros), de acordo com estimativas da Aptoide.
Terminado o ICO, o protocolo AppCoins será disponibilizado aos 200 milhões de utilizadores da Aptoide. A partir desse momento, poderão receber AppCoins como recompensa pela interacção com diferentes aplicações, “permitindo pela primeira vez que os dois mil milhões de pessoas do mundo sem acesso a meios de pagamento online façam compras na aplicação (por exemplo, actualizações e jogos)”.
Paulo Trezentos, CEO da Aptoide, esclarece, ainda, que a nova moeda pretende criar uma solução disruptiva do actual modelo, disponibilizando mais escolha e valor para developers, proprietários de app stores e utilizadores. «Com o lançamento do protocolo AppCoins, damos um passo importante nessa direcção. A AppCoins está configurada para mudar profundamente a actual economia das apps, oferecendo um ambiente radicalmente novo para distribuir e consumir apps em escala», conclui o mesmo responsável.