Empresas prevêem contratar mais este ano
O número de empresas portuguesas dispostas a contratar novos colaboradores continua elevado, com 41% das organizações a prever um aumento este ano, de acordo com o estudo Total Compensation Portugal 2017 realizado pela Mercer | Jason Associates.
O estudo, que analisou 154.826 postos de trabalho em 333 empresas no mercado português, indica que a tendência dos últimos dois anos mantém-se, e que a previsão para 2018 aponta para 40% de empresas a demonstrarem intenção de recrutar mais pessoas.
Por outro lado, 47% das organizações afirma que irá manter o número de colaboradores e 12% prevê a redução do seu número, em 2017. Para 2018, o cenário é ainda mais favorável, uma vez que apenas 9% prevê reduzir a sua força de trabalho, refere a análise.
Segundo Tiago Borges, responsável da área de Rewards da Mercer | Jason Associates, «em 2016, o PIB real cresceu 1,4%. Em 2017, as estimativas apontam para um crescimento mais acentuado, prevendo-se para 2018 uma estabilização do crescimento económico em Portugal. Este comportamento da economia tem contribuído para as melhorias verificadas na intenção de contratação de colaboradores por parte das organizações, o que tende a reflectir-se na descida da taxa de desemprego de 11,2%, em 2016, para 9,9% em 2017, com uma previsão de 9,2% para o próximo ano. No que diz respeito aos incrementos salariais por níveis funcionais em Portugal, estes são influenciados por diversos factores, sendo que as funções de maior nível de responsabilidade têm sido as mais penalizadas em fases de contracção da economia, mas sendo também as que mais recuperam em períodos de crescimento económico.»