Tecnológica portuguesa fecha contrato com Austrália
A portuguesa Vision-Box assinou um contrato com o governo australiano no sentido de providenciar equipamentos de segurança para todos os aeroportos internacionais do país. A empresa já estava presente neste mercado através de um projecto iniciado em 2015 e vai, agora, expandir a sua operação.
Trata-se de um contrato de três anos que envolve a entrega de equipamentos de próxima geração de processamento de passageiros, designados Automated Border Control. As soluções da Vision-Box serão utilizadas para apoiar o trabalho do departamento de Imigração da Austrália, recolhendo e analisando os dados biométricos dos viajantes.
A solução da Vison-Box vai permitir a passageiros conhecidos a hipótese de atravessarem a fronteira sem recurso a passaporte físico. A tecnologia de reconhecimento facial substituirá este documento.
Para Miguel Leitmann, CEO e co-fundador da Vison-Box, este contrato é um marco sem paralelo na história da automação de fronteiras. Em comunicado, o responsável refere que «é a primeira vez que um governo irá implementar identificação biométrica através de serviços contactless».
De acordo com site australiano ARN, o contrato ascende aos 22,7 milhões de dólares (19,4 milhões de euros).