Fosso cultural entre gestores e trabalhadores aumenta
Nos últimos seis anos, o fosso cultural entre gestores e trabalhadores registou um aumento de 7%. A conclusão é do novo estudo do Instituto de Transformação Digital da Capgemini, realizado em colaboração com Brian Solis, segundo o qual 62% dos inquiridos considera que a cultura empresarial é o principal obstáculo ao processo de transformação digital das empresas. É também o principal risco de perda de competitividade.
Depois de reunir as opiniões de 1700 profissionais de 340 empresas sediadas em oito países, a Capgemini e Brian Solis descobriram que existe “uma diferença notável de percepções entre os gestores e trabalhadores sobre a existência de uma cultura digital dentro das suas empresas”: 40% dos gestores de topo acredita que existe uma cultura digital mas apenas 27% dos trabalhadores partilha da mesma visão.
Perante as dificuldades encontradas, o estudo “The Digital Culture Challenge: Closing the Employee-Leadership Gap” propõe oito medidas para potenciar a criação de uma cultura digital coesa dentro da organização:
1 – Identificar os agentes de mudança capazes de encarnarem a nova cultura digital e promovê-los no seio da empresa;
2 – Definir novos indicadores de desempenho baseados nos novos comportamentos desejados;
3 – Tornar mensurável a mudança cultural;
4 – Investir nas competências digitais que são realmente importantes;
5 – Comunicar de forma clara e expressa a visão para o digital que as chefias possuem e o seu o nível de envolvimento nesta matéria;
6 – Definir quanto as chefias estão envolvidas nela;
7 – Utilizar as ferramentas de colaboração digital para aumentar a transparência e para interagir com os trabalhadores;
8 – Adoptar uma abordagem holística da transformação cultural.