5 empresas portuguesas entre as maiores do mundo
O ranking da Forbes referente às maiores empresas do mundo com cotação em Bolsa inclui cinco companhias portuguesas. O top reúne as 2 mil empresas que, apesar da volatilidade dos mercados, conseguiram prosperar, segundo explica a publicação responsável pela análise.
A EDP é a primeira empresa portuguesa a surgir na lista, ocupando o 488.º lugar, com um valor de mercado de 12,3 mil milhões de dólares (10,9 mil milhões de euros). Segue-se a Jerónimo Martins, na 940.ª posição e uma avaliação de 11,2 mil milhões de dólares (9,9 mil milhões de euros).
A Galp Energia, Banco BPI e Millennium bcp são as restantes organizações a integrar o ranking, nos lugares 1118, 1536 e 1623, respectivamente.
Segundo a Forbes, a lista deste ano é maior e mais valiosa, no seu todo, do que o ranking do ano passado, registando valores mais elevados em termos de vendas, lucro, activos e valor de mercado. Todas juntas, as empresas seleccionadas somam 35,3 milhões de milhões de dólares (31,5 milhões de milhões de euros) em receitas e 2,5 milhões de milhões de dólares (2,2 milhões de milhões de euros) em lucro. O valor de mercado combinado ascende aos 48,8 milhões de milhões de dólares (43,5 milhões de milhões de euros).
A China e os EUA são responsáveis por mais de 40% do top, estando a liderança entregue ao ICBC, seguido pelo China Construction Bank e pela Berkshire Hathaway. O top 10 é completado pela JPMorgan Chase, Well Fargo, Agricultural Bank of China, Bank of America, Bank of China, Apple e Toyota Motor.