Milionários no limbo entre o optimismo e o pessimismo

Depois de inquirir mais de 2800 milionários de sete países, a UBS Wealth Management chega a duas conclusões: por um lado, existe um nível elevado de preocupação relativamente ao sistema financeiro global; por outro, regista-se uma sensação exacerbada de auto-confiança e optimismo.

Segundo este inquérito, citado pela Reuters, 82% dos milionários acredita que vivemos o momento mais imprevisível da História. Mais de um quarto está a rever os seus investimentos e cerca de metade pretende fazê-lo.

Porém, o mesmo estudo indica que 77% acredita conseguir avaliar com exactidão os riscos financeiros provenientes de eventos incertos e que 51% espera uma melhoria das suas finanças ao longo do próximo ano. Apenas 13% espera uma deterioração das suas finanças.

Além disso, mais de 57% dos inquiridos mostram-se optimistas relativamente ao cumprimento dos seus objectivos a longo-prazo, com apenas 11% a revelar pessimismo. A UBS Wealth Management conclui ainda que 86% dos milionários tem confiança nos seus instintos na hora de tomar decisões importantes.

Relativamente às diferenças em termos de perfil, o mesmo estudo descobriu que os milionários mais jovens são os mais avessos a correr riscos. Perto de metade dos inquiridos com idades entre os 18 e os 34 anos mostram-se menos dispostos a correr riscos após a crise financeira. Na faixa etária acima dos 65 anos, a percentagem fica abaixo dos 30%.

Artigos relacionados
Comentários