55% dos portugueses usa caixas self-service
As novas formas de pagamento disponíveis estão a conquistar os consumidores portugueses. O mais recente estudo de literacia financeira do Observador Cetelem, realizado em colaboração com a Nielsen, revela que 55% dos portugueses utiliza caixas self-service, sendo este o serviço que reúne mais adeptos. Seguem-se os pagamentos por telemóvel (33%), Paypal (23%), MB Net (22%) e cartão contactless (17%).
Os pagamentos por telemóvel são os que registam um maior crescimento face ao ano passado, passando da quarta para a segunda posição da tabela. Por outro lado, a forma de pagamento menos utilizada e sobre a qual existe maior desconhecimento é o MB Way (14%), ainda que também tenha registado um aumento em relação a 2016.
As novidades em termos de pagamentos são especialmente populares entre os jovens adultos, com os indivíduos entre os 25 e os 34 anos a registar a maior taxa de utilização. Os consumidores entre os 18 e os 25 anos são os mais utilizam os pagamentos por telemóveis, cartão contactless e MB Way. Já a faixa etária que vai dos 35 aos 44 corresponde aos consumidores que mais usam as caixas self-service, Paypal e MB Net. A geração dos 55 aos 65 anos é a que menos utiliza novas formas de pagamento.
Leonor Santos, directora de Compliance e Jurídico do Cetelem, considera que os portugueses estão curiosos relativamente às novidades no campo dos pagamentos e que reconhecem as suas vantagens. «Nos últimos dois anos, verificámos que o número de utilizadores aumenta em todos os novos serviços e é expectável que esta tendência se mantenha nos próximos anos».