Como vai o empreendedorismo feminino em Portugal?
Portugal ocupa o 5º lugar na lista dos países em que as mulheres empreendedoras dizem ter acesso a educação e financiamento (86,4%). O ranking, elaborado com base em dados de 54 países, integra o Mastercard Index of Women Entrepreneurs, que pretende revelar onde as mulheres de negócios conseguem ter mais sucesso.
No que respeita a mulheres empreendedoras, Portugal está em 12º lugar (67,2%) a nível mundial e na 10ª posição na Europa, onde a Bélgica vence. A nível mundial, Nova Zelândia é o país com mais mulheres empreendedoras, seguido de Canadá, Estados Unidos da América, Suécia e Singapura.
Já na lista de mulheres proprietárias do seu negócio, fica em 13º (29,1%). Uganda está em primeiro, à frente do Botswana, Nova Zelândia, Rússia e Áustria.
«A prevalência de mulheres ambiciosas e inventivas deve ser considerada como uma oportunidade de negócio primordial. Numa altura em que a sociedade enfrenta o preconceito cultural, faremos a nossa parte para ajudar a criar as condições que irão fortalecer e alimentar a base para o crescimento pessoal e económico das mulheres», afirma Paulo Raposo, country manager da Mastercard em Portugal.
O mesmo índice sugere ainda que, em países com condições favoráveis, as empreendedoras são impulsionadas por oportunidades. Por outro lado, em países com condições de apoio menos propícias, as empreendedoras são motivadas pela necessidade.