A ascensão dos sapatos modulares

Pode estar a surgir um novo modelo de negócio no campo do calçado, pensado para consumidores mais preocupados com o impacto ambiental das suas escolhas. A marca norte-americana Alterre é o mais recente exemplo de uma marca que decidiu vender sapatos aos pedaços.

À semelhança do que acontece com marcas como a Galibelle, disponível em Portugal, a Alterre convida o público a transformar o mesmo par de sapatos em vários modelos diferentes. Para isso, basta manter a sola e mudar a parte de cima, estando disponíveis dezenas de combinações diferentes.

No caso da Alterre, o desenvolvimento do produto e do modelo de negócio começou há três anos, pelas mãos de dois estudantes, Shilpa Iyengar e Harmony Pilobello. A história da marca, contada pela FastCompay, é pautada pela vontade dos dois fundadores em apresentar uma abordagem mais ecológica ao mundo do calçado.

Tendo isto em vista, todas as partes que compõem cada modelo são o mais ecológicas possível. Os saltos são produzidos recorrendo a plástico reciclado, por exemplo. Segundo a marca, citada pela mesma publicação, o público é atraído pela componente social e ecológica – uma preocupação crescente para um número cada vez maior de consumidores.

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