UPS testa entregas com drones

A UPS garante ter testado com sucesso a entrega de uma encomenda ao domicílio recorrendo a drones. A transportadora lançou o drone do topo de uma carrinha de distribuição eléctrica, que seguiu para o endereço seguinte, esperando que o equipamento fosse capaz de a encontrar mais tarde. O teste, realizado em colaboração com o Workhorse Group, teve lugar em Tampa, no estado norte-americano da Florida.

Mark Wallace, vice-presidente senior de Sustentabilidade e Engenharia global da UPS, acredita que o resultado do teste «tem implicações nas entregas do futuro, principalmente em locais rurais», onde as carrinhas da transportadora têm de viajar vários quilómetros para fazer uma única entrega.

Deste modo, podem entregar essa tarefa a drones e, assim, reduzir os custos associados, segundo afirma o responsável, em comunicado. A redução de uma milha (1,61 quilómetros) por condutor, ao longo de um ano, pode representar uma poupança de 50 milhões de dólares (47,6 milhões de euros) para a UPS. «Este é um grande passo para o reforço da eficiência em rede e, simultaneamente, para a redução das nossas emissões», conclui.

O drone utilizado, designado HorseFly, é alimentado por bateria e recarregado quando está na respectiva base. Pode voar durante 30 minutos e transportar um pacote com um peso de até 4,5 quilos. É completamente autónomo e não requer, por isso, um piloto.

Artigos relacionados
Comentários