Vista Alegre Atlantis regressa aos lucros
Em 2016, a Vista Alegre Atlantis saiu do vermelho ao anunciar um resultado líquido de 1,7 milhões de euros, um valor que compara com um prejuízo de 814 mil euros. O grupo considera que o resultado obtido inverte o ciclo negativo de resultados de que tem sido alvo. Em comunicado enviado à CMVM, informa ainda que as vendas consolidadas cresceram 5% para 75,4 milhões de euros.
O EBITDA também evoluiu positivamente, registando 9,5 milhões de euros no final do ano passado, mais 40% do que no ano anterior. O resultado operacional subiu 102% para 5,5 milhões de euros.
O grupo anuncia ainda que as exportações representaram 64% do volume de negócios. “O reforço das equipas comerciais, a parceria com vários artistas de renome internacional e a presença nas principais feiras mundiais do sector reforçaram a notoriedade da marca e impulsionaram o crescimento das vendas nos mais diversos países”, refere a Vista Alegre Atlantis. Espanha, França, Alemanha, Itália, Brasil, EUA, República Checa, Colômbia e Marrocos foram os mercados em destaque.
O investimento, em 2016, ascendeu aos 5,6 milhões de euros, “direccionado maioritariamente para melhorias no segmento da Porcelana”. No final do ano, todos os segmentos (Porcelana e Complementares, Grés Forno, Grés Mesa e Cristal e Vidro) tinham crescido em relação a 2015.