SoftBank compra fabricante de chips por 28 mil milhões

O grupo japonês SoftBank anunciou a sua maior aquisição de sempre de uma tecnológica europeia. A multinacional dedicada às telecomunicações chegou a acordo com a ARM no sentido de adquirir a fabricante britânica de chips por 23,4 mil milhões de libras (28 mil milhões de euros).

Apesar de não ter a dimensão de empresas como a Intel, a ARM tem contratos de licenciamento com gigantes como a Apple e a Samsung. A aquisição por parte do SoftBank poderá ajudar na expansão da fabricante de semicondutores já que, segundo comunicado, o grupo japonês garantiu que irá investir no negócio e duplicar o número de trabalhadores no Reino Unido ao longo dos próximos cinco anos.

Masayoshi Son, chairman e CEO do SoftBank, acrescenta que a aquisição da ARM será importante tendo em conta a aposta que o grupo tenciona fazer na Internet das Coisas. O investimento também marca «o compromisso forte com o Reino Unido e com a vantagem competitiva conseguida através do grupo de talento em ciência e tecnologia de Cambridge». A ARM deverá permanecer um negócio independente com sede no Reino Unido.

Artigos relacionados
Comentários