Seis passos para tornar o seu negócio verdadeiramente digital
Por onde é que os executivos das organizações incumbentes deveriam começar para superar a paralisia provocada pelas disrupções e apostar no digital? Uma análise da Accenture diz-lhe como, em apenas seis passos:
Reserve tempo para o pensamento criativo: As organizações que querem quebrar o molde das mentalidades e estruturas estabelecidas devem proporcionar tempo para os pensadores brilhantes de todo o negócio se juntarem e introduzirem e explorarem novas ideias. Defina um objectivo claro para orientar o processo, que em si mesmo é disruptivo.
Acarinhe uma mentalidade digital: A cultura digital começa no topo. A verdadeira transformação digital no interior (operações, cultura, práticas e força de trabalho) e no exterior (imagem da empresa e atracção dos colaboradores) baseia-se no compromisso claro e na direcção da liderança. Identifique áreas de investimento, principalmente em torno de aptidões, talento e potenciais aquisições.
Esteja confortável com a tentativa e erro: Algumas iniciativas vão dar certo, mas outras não. As organizações precisam de experimentar agressivamente – e preparar-se para o falhanço. A sua sobrevivência depende da compreensão daquilo que o mercado aceita e de aprender rapidamente com o que não funciona.
Crie parcerias digitais: Ao unir forças – principalmente com startups digitais – as organizações podem recorrer aos conhecimentos de ambos para criar produtos e serviços inovadores ou complementares e depois estender essas ofertas para alcançar audiências e mercados mais vastos. As parcerias permitem aos negócios entregar novas experiências e valor.
Injecte sangue novo: A vantagem de contratar novos talentos para negócios tradicionais vai muito além de trazer habilidades práticas e experiência. Pessoas fora do negócio ou indústria não são travadas pelo pensamento tradicional, o que poderá ser difícil de combater na equipa actual.
Meça o sucesso digital: identifique a proporção de receitas e crescimento que é fruto apenas do digital. Mas não negligencie a avaliação de outros sinais reveladores de uma estratégia digital eficaz, incluindo o desenvolvimento mais rápido de produtos e uma maior eficácia na atracção de talento digital.