E se fizéssemos cópias de nós próprios?
“A tecnologia está a reinventar a humanidade” é o título da TEDx conduzida por Jordan Nguyen. Formado em Engenharia Biomédica, o orador dedica a sua vida ao desenvolvimento de sistemas tecnológicos que melhorem de alguma forma a vida das pessoas. Um dos campos que tem explorado em mais profundidade é o da realidade virtual, tendo mesmo criado uma cadeira de rodas inteligente que pode ser controlada com a mente.
Durante a TEDx de Sidney, Jordan Nguyen diz acreditar que a linha que deveria separar o mundo real do virtual começa a esbater-se. A culpa é da tecnologia que está cada vez mais integrada no quotidiano. Neste sentido, é necessário abrir a discussão sobre o tema e debater quais as potencialidades e perigos da realidade virtual e da realidade aumentada.
Um dos cenários avançados por Jordan Nguyen passa por “copiar” pessoas e até “copiar-nos” a nós próprios várias vezes ao longo do tempo, tornando possível a hipótese de regressar no tempo ao visitar as cópias mais antigas. «O que diria ao seu “eu” anterior e o que diria o “eu” anterior ao actual?»