Lucro da Sonae Sierra sobe 31%
O resultado líquido da Sonae Sierra subiu 31% no primeiro trimestre do exercício fiscal face ao mesmo período do ano anterior, para 16,6 milhões de euros, informou a gestora de centros comerciais participada do grupo Sonae.
Em comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa indica que o resultado líquido «aumentou de forma significativa no primeiro trimestre graças ao desempenho do seu portefólio operacional, ao reforço da sua actividade de prestação de serviços – com a assinatura de quatro novos contratos de serviços de Desenvolvimento – e aos proveitos realizados com a venda de propriedades».
As vendas de Lojistas do portefólio europeu registaram um aumento de 5,3% nos primeiros três meses de 2016, com crescimentos significativos na Roménia (26,8%) e em Espanha (13,3%). Já no Brasil, as vendas dos Lojistas diminuíram 0,1% em reais, numa base comparável, e em linha com a tendência do último trimestre de 2015, refere a Sonae Sierra.
A taxa de ocupação do portefólio atingiu os 95%, menos do que os 95,8% de Janeiro a Março de 2015, «reflexo da deterioração da economia brasileira». Na Europa, a ocupação chegou aos 96%, uma melhoria de 0,3 pontos percentuais face ao primeiro trimestre de 2015.
«O bom desempenho do nosso portefólio e o enfoque contínuo na nossa actividade de prestação de serviços a terceiros levou a um aumento significativo do resultado líquido. Os Centros Comerciais em desenvolvimento estão a avançar a bom ritmo, incluindo o ParkLake, que atingiu uma ocupação superior a 95% seis meses antes da inauguração», indica o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira, no comunicado.