Matar projectos vale recompensa na Google

Há um local onde engenheiros aeroespaciais trabalham lado a lado com designers de moda. É o mesmo local onde são sonhadas, diariamente, tecnologias que vão tornar o Mundo um lugar melhor. Pelo menos, é desta forma que Astro Teller explica o trabalho realizado na Moonshot Factory, nome dado ao laboratório anteriormente conhecido como Google X.

Numa TEDTalks de Fevereiro deste ano, o responsável pela agora somente X, que pertence à Alphabet, explica que grandes sonhos são visões acompanhadas de estratégias que permitem torná-los reais. No caso da Moonshot Factory, existem três fases de desenvolvimento de um projecto: encontrar um problema enorme que afecte milhões de pessoas, pensar numa solução radical e garantir que a tecnologia utilizada para cumprir a solução seja possível de construir.

Astro Teller ressalva, contudo, que a Moonshot Factory pode ser confusa e desorganizada mas que que os inventores e engenheiros tentam tornar este problema uma força. Passam muito tempo a partir coisas e a tentar provar que estão errados. «Esse é o segredo. Explorar primeiro todas as partes difíceis do problema. Ficar entusiasmado ao pensar “Como vamos matar o nosso projecto hoje?”.»

Mas este método só funciona porque os colaboradores da X não têm medo de falhar. Aliás, sabem que se o fizerem até poderão ser promovidos. É que falhar é sinal de que se tentou e não há vergonha em matar um projecto, desde que todos os cenários possíveis tenham sido testados.

Astro Teller exemplifica, depois, este processo ao dar a conhecer projectos que tiveram de morrer e outros que sobreviveram a esta constante tentativa de homicídio.

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