Acidente de 2010 ainda prejudica BP
A BP registou 532 milhões de dólares (471 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre deste ano, valor que fica significativamente abaixo dos 2,6 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) registados no mesmo período do ano anterior. Um dos principais motivos para esta quebra está relacionado com a explosão da plataforma Deepwater Horizon em 2010, que provocou a morte de 11 trabalhadores e o derrame de crude no Golfo do México.
Seis anos depois, um tribunal norte-americano anunciou o preço que a BP ainda tem a pagar pelo acidente – aos cerca de 55 mil milhões de dólares (48,8 mil milhões de euros) que já tinha gasto com indemnizações, somam-se mais aproximadamente 900 milhões de dólares (798 milhões de euros).
Bob Dudley, CEO do BP Group, afirma em comunicado que apesar do ambiente desafiante, a empresa está na direcção certa para atingir o objectivo de reequilibrar o cash flow. «O desempenho operacional está forte e o nosso trabalho para reduzir custos está a mostrar resultados.»