90% das empresas mantêm rating

Mais de 90% das empresas mantiveram ou melhoraram o seu rating na COSEC – Companhia de Seguro de Créditos. A conclusão parte de uma análise aos balanços depositados electronicamente no Ministério da Justiça, considerando um universo de 322 mil empresas portuguesas. A classificação do rating, no âmbito das apólices de seguros de créditos, pode ir de 1 a 10.

A análise da COSEC indica que apenas 9,5% das entidades registaram uma quebra na classificação, sendo que 78% mantiveram e 12,5% melhoraram. A evolução confirma, garante a companhia em comunicado, «a elevada capacidade de antecipação da evolução do risco das empresas nacionais, efectuada com base nas diversas fontes de informação externas e internas que suportam a base de dados da COSEC».

A empresa indica ainda que tem vindo a aumentar a sua exposição no mercado interno, através de garantias concedidas aos seus segurados para cobertura das suas vendas a crédito. O montante atingido no final de Setembro ascendeu a cerca de 6,3 mil milhões de euros.

Artigos relacionados
Comentários