8º Get Together

A oitava edição do Get Together teve como tema a “Estratégia Integrada em Comunicação Interna” e voltou a debater ideias sobre muitas e diferentes propostas.

Os fóruns da iniciativa do Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa tiveram nesta edição a análise de três diferentes casos de estudo: Tabaqueira, Oni Communications e Pt Contact. Luís Roberto, Director de Comunicação e Relações Públicas da BP e Membro do Conselho Assessor do OCI, foi o anfitrião desta edição e ressaltou a evolução dos Get Together: “em termos de participantes, temos estado em franco crescimento, o que leva-nos a concluir que o Get Together passou a ser um fórum de excelência sobre temas de Comunicação Interna”. Segundo Luís Roberto, “a Comunicação Interna assenta em 3 grandes pilares: Comunicação, Motivação e Integração”, sendo que o público-alvo são sempre os colaboradores.

Vítor Grencho, Manager Communications & Contributions Tabaqueira, foi o vencedor da 1ª Edição do Prémio OCI – Excelência em Comunicação Interna, na categoria de Estratégia Integrada em CI. O tema apresentado foi “CI Tabaqueira – Diferentes formatos, uma estratégia integrada”, onde falou dos principais suportes de comunicação, tais como Intranet Tabaqueira, Intranet Phillip Morris International, Revista Tabnews (publicação bilingue e trimestral, com 850 exemplares enviados para as casas dos colaboradores), Website Tabnews Online e Canal corporativo (Tabtv). A Estratégia integrada de Comunicação Interna centra-se no Universo Tabaqueira, Universo Phillip Morris International e Realidade Externa. Além disso, a empresa promove ainda outros serviços como Linha Directa, Mesa Redonda, Conversas à Mesa e Tabaqueira Comunica (Fórum Anual, onde a fábrica pára). A Tabaqueira tem mais de 700 colaboradores, sendo que perto de 40% têm entre os 10-15 anos de antiguidade. A Phillip Morris International adquiriu a Tabaqueira em 1996, estando presente em 180 países, contando com 78 mil colaboradores e 56 fábricas.

Já Carla Sofia Marreiros, Head of Brand Experience da Oni Communications, apresentou a “Internal Branding Gofor”. Segundo a responsável, “o colaborador é o stakeholder que tem mais interesse no sucesso da empresa pois o sucesso da empresa é o seu sucesso (projecção)”, sendo que é ele “quem está mais próximo da acção”. A empresa “aborda o colaborador como se se tratasse de um cliente”, considerando importante que se explique o porquê das acções, fazendo com que se sinta como parte da solução, contribuindo para um maior envolvimento com a empresa. A Oni Communications impulsiona assim o “employee engagement” que é um “compromisso intelectual e emocional de uma pessoa para com a entidade que o emprega, contribuindo para o seu sucesso”. Carla Marreiros falou ainda das 4 linhas de acções da Comunicação Interna que passam pela informação, criatividade, envolvimento e reconhecimento, tendo como um dos objectivos “reforçar a adesão dos colaboradores aos programas de responsabilidade social”. Foi apresentado também o Programa Gofor, que está dividido em Wellness, Education, Planet, For the others, cada um com um microsite específico. Carla Marreiros salientou que “é absolutamente fundamental contar com o apoio do Presidente / CEO para uma estratégia integrada de Comunicação Interna”, como acontece no caso da Oni Communications. A empresa tem cerca de 300 colaboradores e foi considerada por três anos seguidos uma das melhores grandes empresas para trabalhar (ranking Exame / Heidrick & Struggles).

Por fim, Vítor Almeida Santos, Director de Comunicação Interna da Pt Contact, apresentou “PT Contact Awards – Be The One”, sobre os prémios da Pt Contact que escolheu, entre 833 candidaturas, o Melhor Assistente, Melhor Supervisor e Melhor colaborador de serviço. O lema dos prémios era “Não penses que és capaz. Assume que és”. A Pt Contact tem 22 contact center no país, com 8500 colaboradores focados no cliente. Tem vários instrumentos de comunicação, como a Newsletter, Intranet – éPt / Tephra, E-mail e Revista interna. A sustentabilidade é “um pilar transversal à nossa actividade”, segundo Vítor Almeida Santos.

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