58% dos gestores tem dificuldade em contratar

Mais de metade (58%) dos gestores portugueses assume ter dificuldades em conclui processos de recrutamento, de acordo com um estudo realizado pela empresa de coaching empresarial ActionCoach junto de 130 empresas nacionais.

A produção surge como a área mais problemática em termos de contratação (identificada por 47% dos inquiridos), seguida pelo departamento de vendas (38%). Em sentido inverso, o recrutamento de profissionais para a administração parece ser a tarefa mais fácil, sendo apontado como uma dificuldade por apenas 8% dos gestores.

«É interessante notar que 76% das empresas fazem a contratação internamente, não recorrendo a empresas especializadas ou a sistemas comprovados», sublinha a ActionCoach. «As dificuldades na contratação não parecem, no entanto, resultar numa maior formação das equipas, já que quase metade (43%) das empresas auscultadas oferece formação aos seus trabalhadores apenas uma vez por ano e 12% “nunca” a disponibiliza», acrescenta.

O estudo demonstra ainda, que, apesar de mais de metade dos gestores considerar que o seu investimento e esforço não são devidamente remunerados, a maioria (76%) afirma estar mais feliz desde que tem uma empresa sob o seu comando.

Artigos relacionados
Comentários