5 riscos para os negócios em Portugal
Falha dos mecanismos financeiros, falhas de governação do Estado, bolhas de activos, fenómenos climáticos extremos e choques provocados pelos preços da energia são os cinco principais riscos que os negócios em Portugal poderão enfrentar ao longo dos próximos 10 anos. A previsão é do Fórum Económico Mundial, com base nas respostas de empresários portugueses.
No mais recente relatório “Riscos Regionais dos Negócios”, elaborado em parceria com o Grupo Zurich e a Marsh & McLennan Companies, o Fórum Económico Mundial indica ainda que, a nível global, os principais riscos identificados são o desemprego/subemprego, falhas de governação dos Estados e choques provocados pelos preços da energia.
«Perceber que os dois maiores riscos globais são o desemprego/subemprego e as falhas de governação dos Estados é um convite a reflectirmos sobre as actuais tensões políticas, económicas e sociais. Encontrar um novo equilíbrio que evite a vulnerabilidade das pessoas, das famílias, das comunidades, dos bens e das empresas é mais importante do que nunca», afirma António Bico, CEO da Zurich Portugal.
Quanto aos decisores empresariais de grandes economias mundiais como EUA, China, Japão, Alemanha e Reino Unido, a principal preocupação é a cibersegurança, fruto dos ataques informáticos que se vêm a registar nos últimos anos.
O mesmo relatório evidencia também que as crises fiscais e a falha dos mecanismos financeiros caíram na lista dos principais riscos. “Este dado pode ser justificado por já ter passado uma década desde a crise financeira mundial”, indica o Fórum Económico Mundial. As questões ambientais, por outro lado, não fazem parte do top 10, a nível mundial.