5 dicas para acelerar o crescimento do negócio

Cerca de um quarto dos CEOs aponta a inovação como a sua principal prioridade para este ano, ultrapassando as preocupações com o capital humano e capacidades tecnológicas, por exemplo. Os dados são de um estudo da PWC, partilhado pela Sage segundo a qual a intenção de inovação e crescimento é frequentemente mais fácil na teoria do que na prática.

Para ajudar os executivos a guiar os seus negócios no caminho certo, a Sage reuniu cinco dicas que considera fundamentais no sentido de acelerar o crescimento:

1 – Contrate as pessoas certas. Assegurar que as equipas contam com os melhores profissionais requer um planeamento cuidadoso, que passa por perceber qual o tipo de competências necessárias para cada função. “Pondere se pretende reforçar a sua equipa com pessoas com recursos gerais que podem ser moldadas para diferentes áreas do seu negócio ou procurar recursos com experiência e conhecimentos específicos que preencham lacunas existentes ou ajudem a impulsionar o negócio em novas áreas de produto ou mercados”, explica a Sage. É importante também apostar numa equipa diversificada, tanto em termos de competências como no que respeita o género, nacionalidade e experiência, por exemplo;

2 – Foco no cliente. As empresas centradas nos clientes são 60% mais rentáveis, o que faz com que criar novas e fiéis bases de clientes seja imprescindível. Prestar atenção aos clientes actuais, entrevistas novos, fazer estudos e analisar a experiência que o negócio oferece são alguns dos passos a dar para garantir que os clientes voltam. As redes sociais e outras plataformas digitais também podem ser uma boa arma no sentido de desenvolver uma comunidade activa;

3 – Adapte-se às mudanças tecnológicas. Serviços com base na cloud podem ajudar a reduzir a infra-estrutura de TI da empresa. Sistemas avançados de machine learning e inteligência artificial podem automatizar tarefas morosas de gestão ou processamentos de dados. Este são apenas dois exemplos de como as novas tecnologias devem ser encaradas não só com uma necessidade imposta pelos tempos mas como uma forma de melhorar a produtividade do negócio, oferecendo mais flexibilidade aos trabalhadores;

4 – Mantenha-se na vanguarda. Já não chega preparar campanhas promocionais e apresentar novos produtos para aumentar as receitas. Se a ideia é conquistar um crescimento a longo-prazo, o melhor é ter uma visão global e criar estratégias que acompanhem as tendências do mercado e dos clientes, posicionando-se à frente da concorrência. De acordo com a Sage, implica fazer perguntas como: a sua cadeia de distribuição poderia ser mais eficiente? Existem mercados em que pode apostar e onde os seus concorrentes não estão? Tem um portefólio de produto demasiado complexo? Está a investir o suficiente em marketing?;

5 – Centre-se no seu negócio, não na concorrência. Por outro lado, se estar um passo à frente dos rivais é boa ideia, pensar exclusivamente neles nem tanto. A última dica da Sage passa por investir tempo e recursos em tentar compreender o próprio negócio, aumentando o envolvimento dos colaboradores. Isto não significa oferecer pizzas e disponibilizar mesas de pingo-pong, uma vez que os funcionários mostram preferir sentir-se valorizados e reconhecidos em vez de receber determinados benefícios.

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