49,2% dos portugueses espera um aumento

Cerca de metade dos portugueses (49,2%) acredita que vai ter um aumento salarial no decorrer dos próximos seis meses. Além disso, 45% das pessoas desempregadas ou à procura de um novo desafio profissional está confiante de que encontrará emprego em menos de três meses.

Os dados são do Índice de Confiança Laboral da Michael Page, relativo ao terceiro trimestre deste ano, segundo o qual os resultados optimistas ficam aquém dos valores registados no período homólogo do ano passado. Em 2016, 55% dos inquiridos afirmava estar à espera de um aumento salarial.

Por outro lado, regista-se uma subida de 40 para 51,9% no que diz respeito aos portugueses que consideram que o mercado de trabalho irá melhorar nos próximos seis meses. Segundo a Michael Page, existem três áreas em específico que os inquiridos indicam como principais no sentido de melhorar o estado de espírito para o próximo ano: desenvolvimento de competências, execução de novas funções e possibilidade de promoção na carreira.

Para Pedro Borges Caroço, senior manager da Michael Page Portugal, os dados recolhidos significam, em parte, que «o entusiasmo e a motivação de quem procura trabalho está em níveis mais elevados e, eventualmente, este facto poderá aumentar também a produtividade».

Artigos relacionados
Comentários