3 dicas para ser um Ás do networking

O principal segredo para um bom networking passa por apostar no lado humano, criando uma relação com a outra pessoa. Quem o diz é Celinne da Costa, coach e colaboradora da revista Forbes.

De acordo com a profissional, porém, ser mais humano não chega. Tendo esta característica como base, Celinne da Costa aponta três dicas para ser um Ás do networking:

1 – Facilitar. Não vale a pena tentar fugir da verdade: networking é uma ferramenta profissional e tem como objectivo último conhecer pessoas que possam ajudar a atingir determinados objectivos. Contudo, não podemos esperar que baste pedir algo para receber o que se espera. Os interessados em receber ajuda devem fazer todos os possíveis para facilitar a tarefa à outra pessoa: isto mostrará à outra parte que são de confiança e que respeitam o seu tempo, estando dispostos a investir em igual medida;

2 – Prestar atenção aos detalhes. Lembrar pormenores sobre outras pessoas poderá ser essencial na construção de uma relação. Descobrir o que gostam de fazer no seu tempo livre e quais os seus interesses é uma forma simples de gerar conversa e empatia, criando uma base sólida para eventuais negociações ou discussões mais formais. «A maior parte das pessoas consegue perceber se estão a falar com elas porque querem algo ou porque estão genuinamente interessadas», lembra Celinne da Costa, num artigo publicado na Forbes;

3 – Agradecer. Pequenos gestos de generosidade podem ajudar no campo do networking. Mostrar gratidão por fazer parte da rede de contactos é a última dica apontada por Celinne da Costa, que exemplifica com uma história em nome próprio: um antigo colega de trabalho abordou-a para apresentar uma oportunidade de negócio lucrativa na empresa em que trabalha actualmente; apesar de não se falarem há algum tempo, ele sabia que a Celinne sempre reservou algum tempo do seu dia para o parabenizar nos momentos mais importantes (nascimento de um filho ou promoção, entre outros). Por isso mesmo, quando surgiu uma oportunidade, foi a primeira pessoa em quem pensou.

«Pensem no networking como um banco de favores», afirma a coach, resumindo a forma como devemos encarar esta ferramenta.

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