2 grandes tendências tecnológicas para Portugal

A Accenture pegou na sua mais recente lista de tendências tecnológicas e determinou quais as que têm maior aplicabilidade em Portugal. A conclusão aponta para duas áreas: Inteligência Artificial e Transformação das Arquitecturas de Sistemas.

No caso da Inteligência Artificial, a Accenture indica que se trata de uma ferramenta com enorme potencial do ponto de vista de ganhos de eficiência, já que permite transformar a relação que as empresas têm com os seus clientes, personalizando a oferta de produtos e serviços.

Por seu turno, a Transformação das Arquitecturas de Sistemas diz respeito à necessidade de garantir uma maior capacidade e agilidade no estabelecimento de parcerias. É necessário um ambiente sem atrito.

Por entre os inquiridos em Portugal, 45% concorda que, devido às tecnologias, as empresas estão mais presentes no dia-a-dia das pessoas; 49% concorda que a tecnologia já se fundiu na vida das pessoas. Há ainda quem considere que a transformação digital das suas empresas irá durar menos de um ano (18%) e quem acredite que a adopção durará entre três e quatro anos (36%).

Internet das Coisas e sensores inteligentes parecem ser as tecnologias em que as empresas portuguesas mais irão apostar ao longo do próximo ano. Inteligência Artificial surge logo a seguir, em linha com as tendências apuradas pela Accenture. Seguem-se impressão 3D e wearables.

As restantes tendências presentes no estudo global Accenture Technology Vision 2018 são Realidade Virtual, Verificação dos Dados e Internet of Thinking.

Artigos relacionados
Comentários