18% das empresas portugueses não investe em Marketing
Em Portugal, 84% dos empresários investe menos de 2% do volume de negócios em marketing. Um estudo da ActionCoach, elaborado com recurso à análise de 130 empresas nacionais, indica que 18% das companhias não investe de todo nesta área e que mais de metade não possui uma equipa exclusivamente responsável pelas vendas.
Por outro lado, o mesmo estudo revela que as estratégias digitais começam a fazer parte do quotidiano das empresas em Portugal: 55% dos inquiridos define o tipo de marketing praticado nas suas organizações como “digital”.
Em termos de Customer Relationship Management, os resultados apontam em duas direcções. Por um lado, 24% das empresas diz contactar sempre com os seus clientes para obter feedback sobre o serviço prestado. Por outro, 23% diz nunca fazê-lo. Há ainda quem peça a opinião mensalmente (19%) e quem o faça uma vez por ano (18%).
As 130 empresas analisadas pelo estudo da ActionCoach correspondem essencialmente a micro e pequenas empresas, uma vez que estas representam 99% do tecido empresarial no mercado nacional.